data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Idosos e profissionais da saúde tiveram a retomada da vacinação contra a gripe nesta sexta-feira, em Santa Maria. As ações de imunização envolveram drive-thru no Parque da Medianeira e aplicação de doses de forma convencional em seis unidades de saúde. As doses enviadas a esses locais terminaram por volta das 13h30min desta sexta. A previsão é que a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) envie nova remessa na próxima semana.
Rio Grande do Sul registra sexta morte por coronavírus
Neste fim de semana, será a vez de moradores de distritos. A Unidade Móvel de Saúde do Município estará, neste sábado, das 9h às 12h, na subprefeitura do distrito de Palma. Já no domingo, no mesmo horário, a unidade estará no salão ao lado da igreja da localidade de Colônia Pinheiro, no distrito de Santa Flora. Ao todo, estarão disponíveis 1,2 mil doses, contemplando os idosos que não puderam ir até os pontos. O restante das doses será destinado à vacinação de idosos acamados, conforme levantamento feito pelas unidades de saúde do município.
VÍDEO+FOTOS: centro de Santa Maria tem filas e trânsito intensificado
BALANÇO
Ao todo, 2,6 mil doses foram disponibilizadas para o sistema drive-thru, montado no pátio da Basílica da Medianeira Com apoio da Guarda Municipal, de fiscais de trânsito, do Exército e da Cruz Vermelha, 30 profissionais atuaram com capacidade de atender até 12 carros ao mesmo tempo.
Ainda, a vacinação ocorreu nas unidades Kennedy, Ruben Noal, Wilson Paulo Noal, Centro Social Urbano Policlínica Central José Erasmo Crossetti e Floriano Rocha. Para cada um desses locais, foram destinadas 640 doses, com exceção do Crossetti, que recebeu 800 doses. Até o fim da manhã desta sexta-feira, o estoque já havia zerado nessas unidades.
Casas de repouso vão receber 1,5 mil doses para pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde que atuam nesses locais. Hospitais e serviços de saúde que estão diretamente no enfrentamento ao coronavírus e que, por isso, têm profissionais constantemente expostos e que ainda não foram imunizados, também receberam vacinas.